A falta de alternativas ao internamento dos idosos em lares ficou demonstrada e carece de uma análise prática que ajude a compreender as razões e a identificar os meios necessários e suficientes para alterar o “status quo” desta situação que tanto preocupa filhos e netos com instituições com capacidade de intervenção ao nível dos serviços profissionais de apoio ao domicílio.
A abordagem é complexa e os problemas colaterais à questão central do apoio ao domicílio são muitos e de difícil resolução. Será possível mudar o paradigma dos serviços profissionais de apoio ao domicílio?
A questão cultural do apoio ao domicílio não é fácil de se resolver porque depende de uma série de fatores que não são possíveis de encontrar numa só entidade prestadora de serviços…
Porque é que o botão SOS de apoio ao domicílio não chega para resolver a maioria dos problemas? A resposta é simples: falha logo no 1º critério, o “fator humano”.
A questão “fator humano”
Qual é o critério para o idoso carregar no botão SOS? Qualquer critério serve…
Sente dor, sente desconforto ou simplesmente sente falta de companhia…
Depois é preciso que alguém corresponda do outro lado do pedido de ajuda…
Serviço que está 99% dependente, também ele, do fator humano. Ou seja, tem tudo para correr mal e o que era suposto ser uma solução rápida para acudir a uma situação de risco, tem a sua eficácia diretamente dependente dos graus de gravidade do pedido.
Quanto mais grave for a situação, mais eficaz será a capacidade de reação.
Mas apesar de importante, o pedido de SOS é, ou devia ser, uma solução disponível numa oferta de serviços com vista à manutenção, gestão e controlo de níveis mínimos de conforto e segurança da pessoa ou pessoas que vivem num determinado espaço domiciliário.
A questão tecnológica
Felizmente vivemos numa época em que a oferta mundial de equipamentos elétricos e eletrónicos dedicados à manutenção, gestão e controlo de níveis mínimos de conforto e segurança é muito diversificada e completa (sobre esta questão ler artigo anterior).
Aliás esse pode ser o problema principal.
Saber o que escolher e o que fazer ao certo com os equipamentos, já que o grau de interação do idoso com os equipamentos deve ser o menos possível e que os familiares diretos procuram ser informados sobre a garantia dos níveis mínimos de conforto e segurança, mas não pretendem (salvo honrosas exceções) fazer parte da reação profissional na maior parte das situações que carecem de intervenção humana.
Mas tecnologicamente que soluções farão sentido considerar para se conseguir garantir níveis de conforto e segurança de alguém que necessite de apoio domiciliário?
Nota importante: Custos de equipamento + instalação + configuração + entrega calculados para uma instalação do distrito de Lisboa TDU (Todos os Dias Úteis) no horário normal de trabalho (das 9:00 às 18:00). Para outros locais no país, por favor consultar a XKT (geral@xkt.pt). Para qualquer outra configuração e/ou solução à medida, por favor consultar a XKT (geral@xkt.pt).
As comunicações são a base da solução.
O contacto perante a velocidade e capacidade de comunicação são fatores a ter em conta mediante os meios elétricos e eletrónicos que poderão fazer parte da solução tecnológica a implantar.
Na base da pirâmide das necessidades do apoio ao domiciliário deve sempre estar a segurança:
Segurança contra intrusão
Segurança contra incêndio
Segurança contra fugas de gás
Segurança contra inundações
Segurança pessoal
O controlo dos níveis de conforto é fundamental para se garantir o bem estar das pessoas que nele habitam e o que para outros poderá ser considerado um luxo neste caso é uma necessidade:
Controlo de temperatura
Controlo de iluminação
Controlo de qualidade do ar
Controlo de aparelhos
Tornar a maior parte destes controlos “automáticos” e/ou possíveis de serem comandados remotamente não só é importante para reduzir a dependência do “fator humano” como é pratico para reduzir ao máximo o tempo de reação a uma necessidade de ser efetuada uma deslocação para o efeito.
Mais uma vez, as ofertas ao nível das soluções disponíveis no mercado mundial são enormes, diversificadas e muito completas (tema para um artigo dedicado só ao tema da domótica).
DESCRIÇÃO | QUANTIDADE | Central c/ bateria + ip + gsm | 1 |
---|---|
Botão de Pânico Duplo | 1 |
Cartão GSM com a 1ª Anuidade cartão GSM alarme (€60 anuais) | Incluída |
M.O Deslocação + Instalação + Programação + Entrega | Incluída |
Nota importante: Custos de equipamento + instalação + configuração + entrega calculados para uma instalação do distrito de Lisboa TDU (Todos os Dias Úteis) no horário normal de trabalho (das 9:00 às 18:00). Para outros locais no país, por favor consultar a XKT (geral@xkt.pt). Para qualquer outra configuração e/ou solução à medida, por favor consultar a XKT (geral@xkt.pt).
Apenas será preciso ligar a central a uma tomada elétrica e ao router da internet. Todos os equipamentos comunicam sem fios para a central.
Permite o controlo local e remoto (via aplicação para telemóvel);
Redundância nas comunicações: A central funciona normalmente via ip mas em caso de corte do ip, comuta automáticamente para GSM, permitindo a continuidade da gestão e controlo do sistema pelo próprio utilizador / utilizadores;
Prevemos o fornecimento de um cartão GSM de dados (com um custo fixo anual), 100% dedicado ao alarme, multioperador (em caso de falha de operador, comuta para outro que tenha melhor cobertura);
Em qualquer altura poderá acrescentar equipamentos, ampliando a solução instalada
A XKT garante, quer na prestação do serviço, quer após a sua execução, total confidencialidade sobre os resultados das auditorias técnicas e/ou as instalações efetuadas nos diversos locais indicados pelo cliente.
Nota importante: Custos de equipamento + instalação + configuração + entrega calculados para uma instalação do distrito de Lisboa TDU (Todos os Dias Úteis) no horário normal de trabalho (das 9:00 às 18:00). Para outros locais no país, por favor consultar a XKT (geral@xkt.pt). Para qualquer outra configuração e/ou solução à medida, por favor consultar a XKT (geral@xkt.pt).
Largo Januário António do Sacramento, nº 10 – Murganhal 2760-153 Caxias Portugal Telefone+351 21 446 78 30 geral@xkt.pt
CAE Principal: 46520-R3 CAE Secundário (1): 80100-R3 Registo Comercial de Cascais Matricula nº 17074/2004-09-01 NIPC: 503987140 INCI – 51938